quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Renovando seu Quarto


Meu quarto tava bem boring. Tipo, super boring mesmo. Daí me baixou a loka do DIY e eu resolvi que ia fazer uma mini-reforma pra mudar. Comecei fazendo pequenos desenhos no Autocad aqui no pc pra ver o layout dos móveis do quarto e cismei com um criado-mudo que acompanha meu quarto desde que eu nasci (talvez seja mais antigo, tipo de quando meus pais se casaram hahaha).

Eu gostava da peça, era vintage e eu sou apaixonada por antiguidades, então tinha tudo que eu amava, mas estava sem graça e não combinava com nada, sabe como? Daí eu comecei a pesquisar sobre reformas de móveis antigos e caí em dois blogs que eu li de cabo a rabo e visito até hoje pra me inspirar: Casa de Colorir e Além da Rua Atelier.

Esse post me caiu como uma luva, então lá fui eu em busca dos materiais pra reformar meu movelzinho. Fui fotografando com o iPhone e cá estou postando as dicas pra vocês, espero que gostem, tá?



Pra começar, a listinha de materiais:
  • Disposição é o primeiro, porque olha, lixar esses danados cansam, viu?
  • Móvel antigo (ou novo, mas que você queira renovar hahaha);
  • Lixa (depende do material que você vai pintar, se for um móvel de madeira ou metal, é sempre bom lixar antes e limpar direitinho pra tinta aderir);
  • Tinta spray (se for plástico, tem uma tinta específica! Leia na lata se ela pode ser aplicada no material que você quer!). Usei duas latas;
  • Puxador (eu comprei um redondo, porque o puxador de madeira original estava perdido. Depois troquei por um puxador provençal em formato de rosa);
  • Tinta PVA (usei no interior da gaveta, mas não recomendo e depois falo porque).


Primeiro passo: lixar. Lixe mesmo, em todos os detalhes (o meu tinha esses detalhes na gaveta que deram um trabalhão!), pra tinta aderir direitinho e você fazer um trabalho bonito, né?



Segundo passo: limpe super bem pra tirar todo o pozinho da madeira lixada. Use um aspirador, se possível, facilita muito! Se quiser pintar a parte interna da gaveta de outra cor, cubra com fita adesiva o que você não quer que seja pintado.


Terceiro passo: pintar! Esse passo é divertido! Use máscara e luvas, porque a tinta spray é forte e vai tirar seu esmalte, dica de amiga. Pode ser que o seu móvel cubra com duas camadas, mas sou perfeccionista e só gostei com três. 


Daí aguardei secar e tirei a fita adesiva.



Quarto passo: pinte o interior da gaveta e o puxador (se o seu não vier com a cor que você quer). Eu usei tinta PVA, mas não recomendo porque ela gruda muito! Tipo, o móvel tá super seco e a gaveta cheia de coisas, mas é sempre um caos abrir a gaveta porque ela fica grudada quando fecha. Saco!



Quinto passo: agora que a gaveta tá pronta, lixe todo o móvel (coragem!) e dê as três camadas de tinta. Lembre-se de cobrir bem chão e paredes com plástico e jornal porque a tinta spray se espalha muito!



E quando seco ele fica assim. Bem mais legal, né? Amei esse turquesa!


Como comprei um puxador novo de resina, dei uma escurecida nas bordas da rosa com blush. Tá, com o tempo o blush foi saindo mesmo, mas era só um efeito temporário que eu queria hahaha.

Com esse móvel reformado, foi incrível a mudança que ele deu ao quarto, juro! Minha intenção era criar um cantinho meu, pra colocar as coisinhas que eu amava e estavam espalhadas em móveis nada a ver comigo, entendem? É importante ter um local desse na sua casa/seu quarto/seu escritório/whatever. Pra você se lembrar de seu estilo sempre, ter um local só seu, pra domar a sua baguncinha!

Fui juntando as coisinhas que eu queria colocar, e no fim das contas eu mudo esse cantinho quase todo dia! (essas fotos são antigas, de antes do Natal!):





E depois que juntei tudo o que eu queria, fui decorando. Primeiro ficou assim:


(Esse post do Keep Calm eu fiz no Photoshop e o segundo eu fiz nesse site, que cria um poster com os seus Tweets. Legal, né?) 





Depois fui imprimindo mais pôsteres e colei direto na parede, sem moldura mesmo! (usei fita dupla-face para scrapbook):



Depois do Natal, tirei a árvore e coloquei as luzinhas dentro de uma lanterna provençal branca que comprei. Coloquei umas blutenball de origami que eu fiz, decorei na fé com minhas santinhas, enfim, é terapêutico e você deixa tudo a sua cara! Me empolguei na reforma e, com minha irmã, reformamos todo o quarto dela (com direito a restauração de um oratório da avó do noivo dela, que eu fiz e amei!).

Vocês também têm um cantinho em casa? Não deixem de criar o seu!

P.S.: as fotos foram feiras com os já conhecidos apps Instagram e Leme Camera, e as etiquetas foram adicionadas com o app Labelbox.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails